SURFA E DEIXA SURFAR. RESPEITA AOS OUTROS.



Todos os dias há uma vaga\ linha a navegar pelo oceano. Todos os dias há surfistas a correrem ondas! E há uma coisa que eu tento mas não consigo perceber. como é que há sempre desatinos dentro de agua?

Durante os passados anos, o Alentejo tem sido conhecido pelas suas surfadas pacíficas, ao contrario dos grandes centros urbanos, que devido ao excesso de população os surfista acabam muitas vezes por levar o stress das suas vidas para dentro de agua e acabam por esquecer de levar o soul do surf para suas vidas. No fundo isso acaba por ser uma grande falta de respeito pelos colegas surfistas que estão no Line-up.

Nos passados três anos, o surf do litoral alentejano tem vindo a aumentar a um ritmo notável. Cada vez há mais locais, indústrias e centros de surf. Cada vez há mais crowd!

Eu considero um local, uma pessoa que surfa constantemente qualquer um dos picos. Uma pessoa que vive entre oito a trinta km da praia que surfa regularmente.
Uma pessoa que sabe se comportar dentro e fora da agua, respeitando sempre o espaço de cada surfista , de cada pessoa. no final do dia vamos todos continuar a ser seres humanos que tem o dever de respeitar o próximo para o próprio ser respeitado.

Uns surfam todos os dias. Outros surfam todo dia. Uns surfam só na hora do almoço e outros só ao fim de semana. Uns surfam bem, outros a aprender. Uns em pé outros deitados. Todos merecem ser respeitado da mesma forma!
Paro um pouco para reflectir e penso para mim.. Será que há pessoas que pensam que devem ser mais respeitados do que outros e que o pico é deles? Se paramos para pensar há muitas.
A IMAGEM que os mais velhos tem o dever de transmitir às gerações seguintes, é o da partilha das ondas e união de todos os cavaleiros de ondas.

NÃO À VIOLÊNCIA NO LINE-UP- SIM À PARTILHA E AO RESPEITO

12 comentários:

  1. faço de tuas as minhas palavras e agradeço por tentares através da visibilidade do blog transmitires alguns valores ao surf no litoral alentejano...
    vamos tentar continuar a preservar um pedaço de terra que ainda está meio escondido, marcar pela diferença, pelo respeito e pela tranquilidade alentejana.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tambem acho, sempre que me deparo com violencia (fisica e/ou verbal) dentro de agua fico logo com vontade de mudar de pico. Penso que isso dá uma má imagem ao surf e ao surfista. nao ha necessidade alguma de haver esse tipo de violencia, seria tudo muito melhor se fossemos todos mais respeitadores e partilhassemos mais.
    Apesar de poucas vezes, ja fui dropinado, e nunca pus problemas nisso, limito-me a dzr "Tudo bem nao te preocupes", enquanto que os outros partem logo para a violencia. para esses so tenho a dizer uma coisa: Cresçam e aprendam a respeitar os outros, porque nao ganham nada com a violencia, apenas mau ambiente dentro de agua, e consequentemente, fora de agua tambem.
    Haja paz e harmonia entre todos nos!

    ResponderEliminar
  3. Grande post kaulu, concordo plenamente contigo. As ondas e o mar são um meio através do qual devemos comunicar com eles com toda a paz tranquilidade e acima de tudo respeito, pelo mar, pelo pessoal mais velho, pelo pessoal mais novo.... Ha quem diga que o surf e o bodyboard são filosofias de vida, vamos continuar a deixar esse lema bem vincado no nosso único e explendido alentejo

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Primeiro de tudo...KALU PARABÉNS PELO POST.

    Concordo pelnamente contigo...O Mar não é de ninguém, é de todos e por isso, temos de saber partilhar esta grd maravilha da Natureza que temos o grd privilégio de poder usufruir todos os dias. Peolple não transformem o MAR do alentejo litoral num ringue de boxe em que se luta pela melhor onda ou pelo pico ao invés de estarem a partilhar momentos de prazer e de curtição. Eu sou das que está a aprender (a faltar muitissimo aos treinos)e deitada:P mas sempre respeitei o espaço de cada um e sempre senti alto espirito dentro de água.

    Não se esqueçam da verdadeira essência do SURF;)

    ResponderEliminar
  5. já fazia falta um post deste tipo. Obrigada kalu :)

    ResponderEliminar
  6. Muito bem escrito kalu, sub-escrevo tudo o que dizes. ninguém é dono de pico nenhum. Os mais velhos, como tu dizes, devem de partilhar as ondas e mostrar a união entra esta comunidade, e não fazer precisamente o contrário como cada vez vem mais a acontecer!!!
    E com as altas ondas que temos a sorte de poder apanhar aqui neste cantinho, torna-se cada vez mais estúpido certos episódios virem a acontecer recorrente-mente. Por isso há que PARTILHAR E RESPEITAR dentro de água, porque é lá que há aquilo que mais gostamos na vida,AS ONDAS.

    e já agora, GO BODYBOAAAARD

    ResponderEliminar
  7. O surf & BB é um estilo de vida e queremos partilha-lo tentando criar o ambiente e as condições ideais para que as pessoas que curtem surfar possam encontrar e partilhar ondas e gostos comuns, num ambiente agradavel e descontraido, nao interesa se são iniciados ou surfistas old school... há boas ondas para todos!

    MAIS SURF E MENOS VIOLENCIA!!!!

    ResponderEliminar
  8. Bem metida Kalu. Se sentem necessidade de, por vezes, enveredar pela violência, vão para a Costa do Norte e 'encham a mala de cocos' até não aguentarem mais. Utilizem a adrenalina e virilidade nas manobras e não em dropinar ou agredir alguem (surf ou Bb) que, quem sabe, vos pode ajudar quando se partir o shop naqueles dias mais complicados.
    G Paixão.

    ResponderEliminar
  9. e preciso é paz e tranquilidade para aproveitar o que temos de bom nesta costa...stresses ja me bastam os q tenho durante a semana no trabalho...

    ResponderEliminar
  10. Oi pessoal o meu nome é Jose Rosado, alguns de voçes ja me devem conhecer por ´Boka´ ou o famoso e international almost australian ´THE NEGRA´, eu fui criado no surf alentejano até cerca dos 19 anos,depois dessa idade tive a oportunidade de ver e surfar alguns dos melhores sitios do mundo para praticar a modalidade de SURF, tambem sou um grande amigo, ou até irmao ,se kiserem chamar á pessoa ke fez este website possivel E TEM VINDO A DESENVOLVER O SURF NO ALENTEJO MAIS QUE MUITOS QUE JA ESTÃO INSTALADOS AQUI A UNS LARGOS ANOS, tenho notado muitas discussões durante estas ultimas surf sessions, nao entendo pk!!! Tem tido ondas de sonho suficientes para todos, e é por isso que venho por este meio deixar as minhas palavras a esta grupo de surfistas que pensam que tem o rei na barriga, mas ainda lhes falta muita criatividade para chegar lá ,PESSOAL MÁIS VELHO, MUITO MAIS CALMA DENTRO E FORA D´ÁGUA. EU ENTENDO QUE VOÇES JÁ SURFAM AKI HÁ UNS BELOS ANOS, MAS ISTO É DE NÓS TODOS E DEVEMOS O RESPEITO UNS AOS OUTROS DENTRO E FORA DE AGUA ,eu felizmente já viajei em sitios magicos, ou entao como os meus br´s do mundo inteiro diziam , FU..... AMAZING MATE OR THIS IS OFF IS CHOOPS ...E foram poucas as vezes que me desrespeitaram no pico a dropinar ou a dar a volta... até acho ke posso contá las com os dedos
    RESPECT FOR THE GROMMETS , THEY ARE THE FUTURE !!!
    DOONT FORGET THAT , SUPPORT YOUR SURF COMMUNITY, AND LET PEACE AND HARMONY RULE IN BETWEEN US... ESSA É A MINHA MENSAGEM ...

    AGAIN RESPECT AND YOU WILL BE RESPECTED!!!!
    PEACE
    jOSE rOSADO

    ResponderEliminar
  11. respeito a cima de tudo, muita descontraçao , viver cada onda como se fosse a ultima...o é isso que o surf pede!!


    muito bem escrito;);)

    peace and love! :D

    ResponderEliminar